quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Projeto

Título: Diário dos alunos do Rosa B

erezoski

Tema: Caráter Conta, Leitura e Produção

Textual do Gênero Diário.

Problema:

Ao observar as dificuldades dos alunos em relação à escrita, e a falta de motivação que os mesmos apresentam na hora de desenvolver um texto, foi que pensei na sugestão do Gênero Diário, visto que, com a evolução educacional, nossos alunos não podem mais ficar limitados a produzir apenas textos, mas gêneros textuais. Assim, após assistir o filme “Os escritores da liberdade”, a pedra fundamental foi o recurso motivacional utilizado pela professora do filme, de entregar um caderno para cada estudante fazer seus relatos livremente, contando suas experiências de vida ou até mesmo suas rotinas diárias. Trabalho este, que seria desenvolvido sem cobrança e sem avaliação, simplesmente com o objetivo de formar escritores que poderiam ter seus textos publicados no blog (http://diarioalunosrosaberezoski.blogspot.com).

Objetivo Geral:

- Desenvolver nos alunos o gosto pela escrita, descobrindo novos talentos/escritores e proporcionar a esses adolescentes a oportunidade de expressar seus sentimentos, suas intimidades, experiências vividas (sejam elas boas ou ruins) nos seus diários “quase secretos”; sem a preocupação de que alguém iria descobrir seus segredos, visto que a professora só iria vistá-los, sem corrigi-los e sem lê-los. Essas histórias somente seriam corrigidas após serem digitadas no blog, pelos próprios alunos, mas com o uso de pseudônimos, portanto, sem identificação. Dessa forma, os alunos sentir-se-iam mais à vontade para escrever.

Objetivos Específícos:

- Motivar os alunos à escrita e à produção do gênero textual: Diário;

- Formar escritores;

- Publicar os textos;

-Permitir que uns (aluno

s) leiam as histórias dos outros, sem saber o autor;

- Conhecer a capacidade limitada (ou ilimitada) que nossos alunos podem chegar, pois às vezes há talentos escondidos.

Introdução:

Este projeto teve como base o filme “Os escritores da liberdade”. Este filme é baseado em fatos reais e conta a história da professora Erin Gruwell, ao começar a lecionar a turma 203 do 2º grau no Colégio Wilson. Após sua primeira aula, Erin percebe que a educação naquela escola não era como ela tinha imaginado. Sua turma, assim como toda a escola, é heterogênea, dividida em gangues e etnias, ocorrendo, então, muitas desavenças e brigas violentas. A Srª G, como também era chamada pelos alunos, começa a utilizar características comuns à vida deles para lhes ensinar a matéria, fazendo com que seus alunos se interessem um pouco mais.

Um dos projetos dessaprofessora era que seus alunos lessem o livro “O Diário de Anne Frank” e que, após a leitura, fizessem seu próprio diário, contando tudo que quisessem: seus sentimentos, pensamentos, o que já havia se passado na vida deles, o que sonhavam, enfim.

Outro fator trabalhado pela professora foi o respeito pelas diferenças raciais e sociais (tema este contido nos seis Pilares da Educação). Visto que a maioria de seus alunos eram negros e participavam de gangues e não acreditavam nos valores pessoais. Seus alunos não viam nenhum objetivo em aprender. A vida não tinha sentido para eles, porque acreditavam que somente os brancos tinhamas melhores oportunidades. Eles só viam sentido nos vícios que os levavam ao fundo do poço e até a morte. Mas depois que essa professora os motivou e os fez ver que eles também poderiam mudar de vida, então aprenderam a respeitar, amar e, por sua vez, mudaram de vida.

Metodologia:

O método principal utilizado foi o filme “Os escritores da liberdade”. Além disso, foram realizadas pesquisas e leituras sobre os temas abordados no filme, como Nazismo e Holocausto. Tudo isso antes de passaro filme, para que os alunos conseguissem captar as informações do filme.


Cronograma:

O assunto foi introduzido na 1ª semana de aula, mas continuou sendo desenvolvido durante o 1º, 2º e 3º bimestres, devido à sequência da produção, correção e publicação dos diários.

Conclusão:


Portanto, nesse projeto , além de trabalhar os valores do ser humano, que podem ser descobertos, explorados e alcançados em sala de aula pelo esforço de uma professora que ama seu trabalho e dedica-se de corpo e alma à educação alunos; também este projeto fundamentou-se no incentivo à leitura de livros que ampliaram o conhecimento dos alunos sobre temas vistos no filme: 2ª Guerra Mundial; Nazismo; Holocausto, discriminação, etc. O filme instigou os alunos a lerem vários livros sobre o assunto: “O diário de Anne Frank”; “O menino do pijama listrado”; “Coração em ci nzas”; “O filho do Holocausto”; “No Bunker de Hitler”; “Nazismo, Política e Holocausto”; “Eu, filha de sobrevivente do Holocausto”; “O diário de Zlata” e outros.

Percebi que o filme marcou muito, pois os alunos comentavam em sala os livros lidos e relacionavam com o filme, citando passagens em comum. Também partiu deles a iniciativa de assistiram ao filme “O menino do pijama listrado”, pois diziam eles que fazia referência ao filme “Os escritores da liberdade”. Então foi passado este filme e feito um trabalho de interpretação e relação com o primeiro filme.

Acredito que foi um trabalho bastante produtivo, tanto em relação à escrita quanto à leitura e, ainda no que se refere aos conhecimentos gerais; pois depois desse trabalho, certamente os alunos lembrarão pelo menos um pouquinho do que foi a perseguição nazista contra os negros e judeus no chamado Holocausto, em que morreram milhares de pessoas inocentes.


Bibliografia:

Frank, Anne. 2010. O diário de Anne Frank. Rio de Janeiro: Record.

Filipovic, Zlata. 1994. O diário de Zlata. São Paulo: Companhia das Letras.

Elisenstein, Berenice. 2007. Eu, filha de sobreviventes do Holocausto. São Paulo: Novo Conceito.

D’ Alessio, Marcia Mansor & Capelato, Maria Helena. 2004. Nazismo: política, cultura e holocausto. São Paulo: Atual.

Boyne, John. 2006. O Menino do pijama listrado. São Paulo: Companhia das Letras

Mah, Adeline Yen. 2007. Coração em cinzas: memórias de uma filha chinesa rejeitada. São Paulo: Landscape.

Livros lidos pelos alunos

"Fale, e eu esquecerei; Ensine-me, e eu poderei lembrar; Envolva-me, e eu aprenderei." (Benjamin Franklin)

Caderno de Viagens – Guto Lins

O Menino de Pijama Listrado – John Boyne

O diário de Zlata – A vida de uma menina na guerra – Zlata Filipovic

Diário de Classe – Bartolomeu Campos de Queirós

O diário (nem sempre) secreto de Pedro – Telma Guimarães Andrade


O caderno de Perguntas de Rebeca – Telma Guimarães Castro Andrade

O Diário de Anne Frank – Por Otto H. Frank e Mirjam Pressler

Do Registro á Diário Criação – Marcos Vinícius Scheffel





73 comentários:

  1. Eu achei o filme muito interessante,e o trabalho feito
    sobre ele pela professora Marilene bem legal.
    Natã kalebe 8ºano"C".

    ResponderExcluir
  2. Eu achei muito legal fazer o diario das drogas
    ,porque nos aprendemos como fazer um diario.
    E foi muito legal porque nos colocamos no blog.


    nome:Jader Ribeiro dos Samtos .
    Turma:8º Ano c

    ResponderExcluir
  3. Foi muito legal,porque com isso eu aprendi bastante,e além disso foi muito divertido,essa idéia de escrever os diários foi muito boa,eu acho que todas as escolas deveriam fazer isso,porque ajuda bastante e até quem não sabia escrever o diário aprendeu.

    Nome:João Felipe dos Santos de Matos
    Turma:8º ano C

    ResponderExcluir
  4. Hoje ou a cada dia as pessoas realizam escritas,
    como livros, poemas,histórias e diario nas escolas,
    a cada 50% escrevem o diario,as pessoas aprendem
    a escrever melhor e ver a vida do seus amigos,
    diferentes sentimentos,e felicidades.

    Nome:Fabricio C. Xavier
    8anoC
    Diario da liberdade comentario
    Eu aprendi varias coisas legais como leitura e
    interpretação diferentecom os amigos.

    ResponderExcluir
  5. O trabalho realizado com os diários foi muito bom por que eu aprendi muitas coisas e também aprendi a escrever diário e foi muito legal por que cada um dos alunos falava da sua vida, e se quisermos escrever um diario agora nós já sabemos .

    Nome:Gabriel Nunes
    Turma:8º Ano C

    ResponderExcluir
  6. O diário do aluno é um lugar onde os alunos expressam seus comentários sobre sua vida ESCOLAR,PROFISSIONAL E COISAS QUE EXITEM NA ESCOLA,e também é o lugar onde eles podem desabafar suas expressões!!!
    MYKE VINÍCIOS FABRÍCIO-8 Ano C
    GISLAINE NUNES FLORENTINO-8 Ano C

    ResponderExcluir
  7. O projeto dos diários dos alunos ficou muito legal porque oferece oportunidade para que os alunos aprendam mais a ler e escrever.

    Glaukiane 8 anoC

    ResponderExcluir
  8. Foi muito legal fazer o diário, mesmo que muitos alunos não queriam escrever sua história nele, foi uma experiência muito show de bola escrever a minha história no blog da professora Marilene , fazer a parodia das musicas.
    Sara Carolina Garcia Castilho
    8ano C

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que a construção dos diários é uma forma de mostrar o que é vivido e sentido no dia a dia,e que muitas pessoas poderão ver nossos sentimentos.


    aluno:vagner l.da silva turma:8 ano c

    ResponderExcluir
  10. Nossa esse diário foi muito legal pra mim, por que eu fiz esse texto no diário bem quando eu cheguei na escola e eu podia falar por que eu estava triste..
    Eu te dó um enorme parabéns professora por ter essa idéia maravilhosa..

    tatyane liberato-8 ano C

    ResponderExcluir
  11. Achei a ideia dos diários muito legal, e o blog muito bom, apesar de eu ter visto uma vez.

    Lucas Freitas 8ºano C.

    ResponderExcluir
  12. O diário está bom porque explica tudo,não fica só enrolando para chegar em lugar nenhum.Sempre tem um assunto nunca o mesmo.
    Devair Iloi Bohling 7 SÉRIE C

    ResponderExcluir
  13. Hoje em dia,as pessoas escrevem muitos livros de poesias e contos,até diários já escreveram e ficou muito legal,como o Diário De Anne Frank,etc.

    Nome:sabrina alves.
    8 Ano C.

    ResponderExcluir
  14. Eu acho que esse trabalho foi muito criativo,
    para expressar nossas idéias como leitor.
    Esse comentário foi muito interessante para dizer o que cada aluno achou do trabalho.A construção de cada diário
    foi interessante ,os alunos expressaram seus sentimentos e suas criatividades como leitor.


    NOME: Derlei a.j Série 8 ano C

    ResponderExcluir
  15. O diario foi muito legal a cada 15 dias os alunos escreviam no diario.A professora levava para casa
    para dar visto.
    Larissa machado dos santos 8 ano C

    ResponderExcluir
  16. Eu achei o filme dos escritores da liberdade muito legal,
    o blog é uma ideia interessante.

    Maximiliano A. Albareda 8º Ano "C"

    ResponderExcluir
  17. Eu achei até legal porque os alunos tiveram a chance de apremder e de conhecer um geito como se faz um diário, nós primeiro tivemos que escrever no diário e depois a professora corrige e depois nós fomos para informatica digitar

    nome:Fernando Rodrigues da Silva

    turma: 8º ano C

    ResponderExcluir
  18. O trabalho com os diários,serviu como uma atividade interdisciplinar.Além de nós estudarmos o gênero diário,nós podíamos nos expressar através da escrita,dizendo o que pensamos,o que sentimos...Coisas que muitas vezes,ninguém pára para escutar o que temos para dizer e,assim,entender o porquê de agirmos de determinada forma...Dessa maneira, nos sentimos à vontade e motivados a escrever. A professora Marilene usou os diários como uma ponte entre ela e os seus alunos , para tentar compreende-los e,assim, melhorar as nossas aulas. Mas para tudo isso acontecer,os diários não podiam ficar fechados,daí surgiu o blog,que nada mais é,que o complemento do trabalho iniciado na sala de aula,Pouco adintaria se os diários permanescessem fechados.

    Denise 8º Ano C

    ResponderExcluir
  19. Escrever os diarios foi muito legal pois escrevemos sobre nossa vida e também algumas esperiéncias que tivemos.
    daiane da costa varela
    8 ano C

    ResponderExcluir
  20. Os diários são interessantes, pois a professora falou para nós fazermos o diário de tudo que aconteceu em nossa vida.E os outros alunos podem ver os sentimentos das pessoas nos diários.


    Aluno:Alexandre Deividy Batista Cardoso
    Série:8 ano c

    ResponderExcluir
  21. Eu achei legal postarmos nossos diários no blog, assim compartilhamos nosso dia-a-dia com os leitores... e também ficamos conhecendo melhor nossos amigos de classe.
    Joice S. Melchioretto- 7ºG

    ResponderExcluir
  22. Eu achei muito interesante o blog e o diário foi muito legal cada um falava um pouquinho de si mesmo quando acabou um pessoal fez um video para colocar no blog.
    Bruna de Oliveira Alfredo 7ºanoG

    ResponderExcluir
  23. Eu achei muito legal os diários,pois assim todos os alunos se conhecem melhor e sabem um pouco da história de cada colega.

    Diego Tomaz Cordeiro 7° ano G

    ResponderExcluir
  24. Eu achei a ideia do diário muito boa,pois a cada dia
    podíamos falar tudo o que fizemos e sentimos.
    Pois muitas vezes temos vergonha de falar sobre nossa vida, mas escrevendo é melhor.Gostei muito de trabalhar nesse assunto.

    Aluna:Andressa Schmauch

    ResponderExcluir
  25. Eu gostei muito do diário por que foi muito interessante para aprender mais a Língua Portuguesa,e também podemos falar tudo o que sentimos e o que quisermos,e também adorei muito esse diário e posso contar tudo e todos vai ver o meu comentário.

    ALUNA=CRISLANIA DOS SANTOS GOES 7ºano G

    ResponderExcluir
  26. Eu achei muito legal, interessante, maravilhoso, porque foi uma ideia nova para todos, nenhum professor(a) fez um trabalho como esse...
    Jaqueline C. Publitz 7ºG

    ResponderExcluir
  27. Eu achei uma ideia bem legal porque mostra como é a vida dos alunos e coisas estranhas,legais,tristes...que acontecem no dia a dia dos alunos.

    Israel Matheus de Sousa.7G

    ResponderExcluir
  28. Eu achei muito interessante a idéia dos diários, pois podemos conhecer melhor os colegas de classe e de outras salas...
    Larissa H. Pereira. 7º "G"

    ResponderExcluir
  29. Eu achei legal, criativo.Não participei porque não sou muito bom na escrita , mas acho que foi uma boa ajuda para quem é tímido, envergonhado e quem não é muito bom em português.
    Everson Reginaldo Fernandes 7° ano G

    ResponderExcluir
  30. Eu achei interessante essa ideia de fazer um diário na internet ficou muito legal,todos os sentimentos do outros expostos para os outros verem é uma ideia diferente.

    MILENA CRISTINA DE SOUZA 7ºanoG

    ResponderExcluir
  31. O diário dos alunos do Rosa Berezóski, foi uma coisa boa, por que é uma maneira de os alunos expressarem seu sentimentos, e escrever para os outros lerem e descobrirem a maneira de vida dos alunos.o diário dos alunos foi uma idéia muito legal.


    Aluna:Suelen R. Cardoso Série:7ºanoG

    ResponderExcluir
  32. Eu achei muito legal o blog e o
    diário,porque as pessoas podem escrever o que sentem,tristeza,alegria, raiva...
    Gostei muito que a professora Marilene usou o filme Os Escritores da Liberdade para fazer as mesmas coisas com os alunos.

    Aluna: Indianara Marcela Gonçalves da Costa.

    7ANO G

    ResponderExcluir
  33. Eu achei esse blog muito importante para nós alunos.Ele é legal,cheio de coisas boas,nós alunos Estamos trabalhando desde do mês de fevereiro ,lá no começo do ano de 2010 .Os diários são interessantes ,pois a professora falou para noś fazermos o diário e tudo o que aconteceu em nossa vida.Os alunos podem ver os sentimentos das pessoas nos diários!


    Aluno:Juliano varela da silva
    7ºANO G

    ResponderExcluir
  34. Eu achei o projeto bem legal. Todos os alunos se divertiram digitando seus diarios no blog,a professora falou para escrevermos sobre o nosso dia a dia.

    Felipe Bento Bezerra.7ºanoG

    ResponderExcluir
  35. Eu achei o projeto muito bom, porque ajudou a nos descobrir e a ver que podemos ser quem queremos ser, nós somos, tímidos na fala,mas na escrita nem pensar, somos outra pessoa até um pouco diferente.
    Porque contamos nossas felicidades,tristezas,desabafos e tudo de bom e de mal que nos acontece...

    Aluna:Gabriela Aparecida Floriano da Silva

    ResponderExcluir
  36. Eu achei o filme dos "Escritores da Liberdade " legal eu gostei do projeto da professora Marilene, eu não quis publicar o meu, mas eu achei legal que os alunos podiam se expressar.

    Durval Kleison Hofmã Dias Da Silva 7° ano G

    ResponderExcluir
  37. eu achei muito legal essa ideia de passar os diarios dos alunos para um blog.isso ajudou os alunos a conhecerem uns aos outros e a conhecerem a si proprios...

    Aluna: Brisa kuhnen patricio 7º ano G

    ResponderExcluir
  38. Eu achei este blog muito importante para nós alunos.Ele é muito legal,cheio de coisas boas,nós alunos estamos trabalhando desde o mês de fevereiro,lá no começo do ano de 2010,escrevendo textos desenhamos a capa para o diário virtual ,onde nós alunos criamos vários desenhos para a capa do diário virtual.

    João Paulo e Gabriel da Costa 7º ano G

    ResponderExcluir
  39. Adorei essa idéia de postar na internet os diários dos alunos aqui da escola!
    Bem interessante a idéia da Profª Marilene, pois podemos conhecer os colegas da escola.

    Ketlyn Cristine Babinski 7° "G"

    ResponderExcluir
  40. Os diários achei muito legal e muito ótimo para fazer,gostei muito das sugestões da professora.Lá no começo do ano de 2010 escrevendo textos legais e uma capa para o blog .Interessante os sentimentos dos outros expostos para os outros ver ,é uma idéia diferente !

    Aluno:Vitor C.da Silva
    7ºAno G

    ResponderExcluir
  41. EU ACHEI DO DIÁRIO MUITO LEGAL,QUE A GENTE ESCREVIA DA SUA VIDA QUE JÁ PASSOU,FOI IMPRESSIONANTE FALAR DE NOSSAS VIDAS.

    GABRIEL LEANDRO
    7ºANO G

    ResponderExcluir
  42. Eu achei que o diário foi muito interessante,porque aprendi escrever sem erro de Português,e podemos falar tudo o que sentimos,e o que quisermos,foi muito legal escrever esse diário.


    Aline parecida grave
    7 ano G

    ResponderExcluir
  43. Esse projeto foi uma forma de cada aluno se expressar como quiser,poder dizer tudo que sente, também foi a forma de um conhecer um pouquinho da história do outro e conhecer ou reconhecer a si mesmo!

    Aluna:Sthefani Caroline Arenhart 7°ano G

    ResponderExcluir
  44. Eu achei o projeto muito bom, porque ajudou a nos descobrir e a ver que podemos ser quem queremos ser, nós somos, tímidos na fala,mas na escrita nem pensar, somos outra pessoa até um pouco diferente.
    Porque contamos nossas felicidades,tristezas,desabafos e tudo de bom e de mal que nos acontece...

    Aluna:Gabriela Aparecida Floriano da Silva
    7 ano G

    ResponderExcluir
  45. Achamos interessante os diários, pois assim sabemos um pouco da vida de cada um, e achamos interessante participar do trabalho da professora Marilene e comentar sobre esses lindos diários dos alunos da Escola Rosa Maria Berezoski Demarchi.

    Malayne Ribeiro Veber e Emilly Rafaela dos Anjos
    7 ano G

    ResponderExcluir
  46. EU ACHEI DO DIÁRIO MUITO LEGAL,QUE A GENTE ESCREVIA DA SUA VIDA QUE JÁ PASSOU E A CAPA DO DIÁRIO VIRTUAL.

    JOSÉ AUGUSTO DE OLIVEIRA

    7ºANO G

    ResponderExcluir
  47. Eu achei muito legal a fazer esse diários os escritores da liberdade pois cada um conta a sua historia de vida. Aliais eu queria fazer mais sobre o diário de minha vida.

    Aluna= Sarah sodré

    7ano g

    ResponderExcluir
  48. Eu gostei muito dom filme porque por meio dele a professora Marilene fez o projeto do blog. O nome do filme e Os Escritore da Liberdade.

    Aluna:Gabriela Aparecida Floriano da Silva
    7 ano G

    ResponderExcluir
  49. Gostei muito do projeto "Diário", pois ele fez com que a gente expressasse nossos sentimentos, sendo bons ou ruins.
    Achei também muito legal nossos comentários postados no blog, e ver que português é só mais um livro que podemos aprender mais.
    Adorei a ideia da professora pegar do filme Escritores da Liberdade e fazer um diário...
    Aluna: Jéssica Luiza de Assis
    7 º ano G

    ResponderExcluir
  50. Achei muito legal o diário, porque podemos expressar nossos sentimentos tudo no diário.
    Gostei também porque a professora Marilene se baseou no filme Os Escritores Da Liberdade para fazer a mesma coisa com os outros alunos.
    aluna:Bianca Jorge.
    7º ano G

    ResponderExcluir
  51. Eu achei muito interessante a ideia da profª de trazer o filme escritores da liberdade e o filme sobre o ''Bullying'' e foi muito legal a construção de um blog e um diário para os alunos.

    Aluno: Henrique José Dalanhol Júnior 8ºAno'B *_*
    '

    ResponderExcluir
  52. Nós achamos muito interessante porque com isso aprendemos muitas coisas diferentes e assim conseguimos expressar nossas opiniões.

    Alunas:Karina e Gabriela
    8'B

    ResponderExcluir
  53. Achei legal todos os nossos trabalhos sobre os temas das: drogas, parodia, diário, entre outros.
    A professora Marilene recebe meus parabéns por que ela teve suas idéias e isto foi muito legal.
    Keiti Florêncio 8º ano B

    ResponderExcluir
  54. O blog ficou muito bom, bem criativo, uma coisa nova e legal.

    Lilian de lima e Maria Clara Maioli 8ºanoB

    ResponderExcluir
  55. O blog que meu colégio fez quer mostrar o que acontece no dia a dia dos alunos e também desabafar o que nós sentimos...

    Parabens professora Marilene e Eliete por ter feito esse blog
    bjs
    Daniela Eriksson
    8 ano B

    ResponderExcluir
  56. achamos muito interessante,o trabalho que fizemos em sala de aula,após termos assistido o filme escritores da liberdade.
    alunas:Sabrina e Bruna 8 ano B

    ResponderExcluir
  57. Aluna:Jéssica Luiane Mendes Batista
    Série:8ºano B

    Esse projeto ajudou muito no desenvolvimento
    dos alunos para que as notas aumentassem.Foi realmente uma grande ideia,esse projeto do Diaŕio.Parabéns para todos.

    ResponderExcluir
  58. O diário foi muito legal uma atividade divertida foi mais legal a parte de escrever sobre a nossa vida. O filme também foi muito legal tinha partes muito legais as pessoas falavam sobre coisas boas e ruins.

    Aluno: Alisson Marcos de Mello Cogo 8ºAno'B' *_*

    ResponderExcluir
  59. karoline

    Nossa esse blog está muito massa o mais legal foi criar os diarios,as parodias das musicas,o assunto das drogas ,as aulas ficaram mais legais e interessantes e o que eu mais gostei foi o diario eu escrevi nele ate hoje.

    ResponderExcluir
  60. Esse trabalho sobre os Escritores da Liberdade, foi muito interessante porque me incentivou a escrever um diário.
    Aluno: Lucas da Silva Pereira.
    Série: 8° ano B.

    ResponderExcluir
  61. Esse trabalho que a professora Marilene fez foI muito legaL, ajudou os alunos a ter mais ensinamento

    PARABÉNS PROFESSORA MARILENE

    Gislaine Ferreira
    8 ano B

    ResponderExcluir
  62. Aluna:Paloma Carolina Costa Ramos
    Série:8º ano B

    eu achei que todo esse projeto foi muito bom.Serviu de exemplo para mim e para todos meus colegas.
    também alguns alunos mudaram suas atitudes,melhoraram suas notas etc.Adorei todo esse projeto.

    ResponderExcluir
  63. Eu achei muito bom o projeto,e a professora ta de parabéns.

    Kathlen K.Florêncio 8 ANO B

    ResponderExcluir
  64. Achei muito legal todos os nossos trabalhos sobre diário das drogas,apresentações de paródias,filmes e muitas outras apresentações para chegarmos aonde estamos hoje.

    nome: Adilson lopes junior 8º ano B

    ResponderExcluir
  65. Aluno:Leonardo Junoir de Lara
    Série:8º ano B

    Esse projeto foi ótimo,todos trabalharam muito.
    também mudaram em algumas atitudes.Espero que continue assim no ano que vem.

    ResponderExcluir
  66. OS projetos do diario da caiaxa de leitura do programa contra a drogas o filme ;os escritores da liberdade e o do bullying foram muito importante para o meu aprendizado e de toda a turma e também para o respeito

    ResponderExcluir
  67. Esse trabalho sobre os EScritores da Liberdade, foi muito interessante porque nos incentivou a escrever um diário.

    Aluno: Lucas da Silva Pereira
    8ºanoB

    ResponderExcluir
  68. Eu achei muito interessante esse trabalho,pois ensina bastante coisas novas que ainda não haviamos aprendido,em fim foi ótimo fazer esse trabalho sobre o diário.

    Aluna;Daniery Cristina Trapp Kupick.
    Série;8*ano B.

    ResponderExcluir
  69. A professora Marilene passou o filme para todos os alunos, e se baseou nele para fazer um diário virtual e um diário pra escrevermos sobre como é o dia-a-dia de cada um, o que todos fazem fora da escola e para que todos se expressem de alguma forma. Estudamos os pilares da educação durante todo o ano envolvendo todas as matérias além de Português, com base no filme "Os Escritores da Liberdade" para expressarmos nossos sentimentos sobre o que é ensinado no filme. Nós gostamos deste projeto e espero que possa levar pro resto da vida.

    Leonardo e Andreana 8ºano B

    ResponderExcluir
  70. Esses projetos do diário,da caixa da leitura,dos filmes "OS ESCRITORES DA LIBERDADE"e"ASSEDIO NA ESCOLA:BULLYING"
    Pelo diário pude me expressar,pela caixa da leitura eu aumentei meus conhecimentos,e pelos filmes que eu assisti em sala de aula consegui aumentar ainda mais meu respeito.

    JEAN KARLOS 8ºANO B

    ResponderExcluir
  71. Eu acho o filme Escritores da Liberdade ,que a professora Marilene trabalhou com a gente foi muito legal,porque ajudou muito em nossa educação.

    Wagner S.de Moraes 8ºanoB

    ResponderExcluir
  72. Achei muito interessante todos nossos trabalhos,diário,drogas,filme Escritores da Liberdade.


    Nome: Alisson Miguel Timóteo 8º ano B

    ResponderExcluir
  73. Eu achei bom esse trabalho do diário pois me incentivou a escrever no sobre minha vida,e também amei o filme Escritores da Liberdade pois eles eram adolescentes rebeldes e graças a uma professora eles se transformaram.

    Aluna;Daiane da cruz.
    Série;8 ano B

    ResponderExcluir